Coração Pirata



Uma música ouvida durante anos e anos... e, de repente você se toca que ela não significa exatamente o que diz. Resultado e significado são grandezas díspares. E você entende que ouvia o que queria ouvir, que existia sonoramente numa redoma cristalina de autoexultação, de utopia.

Um bom exemplo disso são esses quatro versos tão fortes, embalados por vozes canoras. Essa música em especial diz exatamente assim: “Faço porque quero! Estou sempre com a razão! Eu jamais me desespero! Sou dono do meu coração!” Quatro mentiras confortáveis, nada mais que isso.

Fazer porque se quer – qualquer coisa – é a máxima do poder da juventude. No melhor estilo “eu sou o rei do mundo”, “eu posso tudo”. Amadurecer é também a compreensão de que isso é impossível. As coisas que fazemos, as fazemos por dever, por obrigação, pela vida – a nossa e a de outros. Claro que há escolhas, mas elas são turvas, nunca realmente nossas. Nunca dependem apenas da nossa vontade.

Estar sempre com a razão é uma forma bacana de você afirmar que é inflexível e fechado a opiniões alheias. Ou seja, é ruim. Quem acha que está sempre certo, já começa errando. Outro equívoco pueril.

Jamais se desesperar é inumano. As possibilidades e os motivos aí estão todos os dias pra nos lembrar de que o desespero é iminente! Qualquer falha, perda, despedida... e a sensação de chão se abrindo nos alcança de maneira imensurável. Desespero é coisa de quem sabe que a vida não é fácil... coisa de velho, eu diria.

Ser dono do próprio coração é frase de quem nunca se apaixonou. Porque, quando o amor acontece, perdemos bem mais do que a capacidade de raciocínio lógico. Perdemos parte de nossa alma, daquela porção mais profunda de nós mesmos. E isso não se recupera. Nunca.

Enfim, a dita música culmina em um “Ah, o espelho me disse: você não mudou”... como quem diz “apesar de tudo, ainda sou o mesmo”. Levanta a mão quem saiu ileso de qualquer dessas quatro estrofes. Levanta a mão quem fez o que queria sem ressalvas (e não quebrou a cara), quem está sempre certo em todas as circunstâncias, quem nunca se desesperou por nada, quem jamais amou a ponto de se perder de si.

Levante sua mão e eu lhe direi “o espelho diz que você não viveu ainda”. Bem vindo, jovem. Eu lamento. Esse é o mundo real!

Comentários

Ana Maria disse…
Há muito tempo essa música me incomoda... É a fala de alguém imaturo, egoísta...
O cantor quando está cantando faz expressão de dor....de choro... aí sim....
Unknown disse…
Eu gosto só do Refrão. Mas acho legal de cantarolar, mesmo não concordando com as demais estrofes.
lana disse…
Discordo de vcs..!! Já vejo por outro ângulo..!! A musica é linda..! Perfeita..!!
Unknown disse…
Disse tudo!!! Linda e perfeia!

Essa musica é linda! Ela foi elaborada pra pessoas fortes, que não se deixam abater por relacionamentos falido. Ela fala sobre superação, sobre buscar coisas melhores,realizações de sonhos que em algum momento da infãncia não foi permitido.Eu particularmente me identifico muito com a musica e nem por isso sou uma pessoa fria, dona da razão e prepotente.Só acho que devemos superar nossas decepções, sejam amorosas ou não, ter sonhos e fazer com que eles se tornem reais , se impor e ser feliz seguindo em frente da melhor forma.A vida que segue!
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Concordo plenamente. Uma pessoa que controla suas emoções, não deu certo, parte pra outra, não se culpa, nao se mata, nao mata o outro. Adoro essa música!
Unknown disse…
Nada a ver! Essa música retrata a trajetória de uma pessoa que sofreu muito pra conquistar seus sonhos. "Estou sempre com a razão" = não é estar sempre certo, mas com a razão como conselheira, não as emoções. Ele sempre recomeça do zero, "como se não sentisse a dor da perda". Mas, sente: "a alma adivinha o preço que cobram da gente". Só quem saiu do zero e da total descrença alheia e venceu sabe o preço que se paga. "As pessoas se convencem de que a sorte me ajudou, mas plantei cada semente que o meu coração desejou" - quem ficou para trás, por inveja, reputa seu sucesso à sorte, mas SQN. Ele plantou cada semente de suas conquistas, é mérito de seu esforço. Umas das músicas mais bem escritas, fala de alguém extremamente forte e frágil ao mesmo tempo, e que, apesar de ter mudado tanto de vida - o espelho lhe diz que ele não mudou. Tem os mesmos medos, fragilidades, ou seja, a essência não mudou apesar de tanto "poder" conquistado. Desculpe, mas a interpretação acima é rasa, está muito longe da verdadeira mensagem dessa canção. "Faço porque quero, estou sempre com a razão, eu jamais me desespero, sou dono do meu coração" é uma declaração de quem age assim pelos calos que a vida lhe deu. É como se ele estivesse tentando se convencer a si mesmo dessa "força" e "indiferença". Quando o amor dá errado, ele não se lamenta - não pq não sente, mas por saber, por experiência, que não vai adiantar. E prossegue. "Mas a alma adivinha o preço que cobram da gente... e fica sozinha".
Unknown disse…
Exatamente. É a declaração de uma pessoa emocionalmente independente... embora extremamente apaixonada e que sabe o preço q paga por cada "paixão que não dá certo".
Galateia disse…
Claramente um narcisista declarando ao mundo que não mudou e nunca vai mudar. Pessoas que dizem não se abater com emoções nem nada são vazias, como meu ex narcisista, eu sou assim sigo sempre o que eu quero e faço como eu quero, resultado ele sempre faz do jeito dele, porém e vazio e sozinho, nantem relações duradouras, amizades, famifam etc...sempre, mais cedo do que nunca todos vão embora. A vida e feita de resiliência, também o que esperar de um coração pirata, um coração falso, no fundo que diz que nunca se abala por nada, estão sempre vazios e com medo.
Ana Maria disse…
Arte é isso!
Provoca muitas sensações!
Márcia disse…
E exatamente isso, sempre interpretei desta forma e sempre ouço essa canção como inspiração quando preciso recomeçar
Essa é tua opinião de fracassado! Pois eu faço tudo que quero como diz na letra, escute com atenção, mando sim no meu coração e tenho 50 anos. Enfim a musica é pra mim mesmo!!!
Anônimo disse…
Kkkk.provoca até crianças mais velhas !
Campos disse…
"O meu coração pirata toma tudo pela frente
Mas a alma adivinha
O preço que cobram da gente
E fica sozinha" essa parte expressa que associedade limita a vontade das pessoas,mas já ele fala: "levo a vida como eu quero", como se nada limitasse ele, e pra mim, essa é a melhor parte, e eu o invejo por isso.
Anônimo disse…
Sei la, só tou superando um relacionamento que nem começou kkkkk
Anônimo disse…
Perfeito narcisista.
Costa e Costa disse…
Esta música sou eu. Mas não sou narcisista e nem seca. Mas me identifico em poder comprar aquilo q desejei em criança e não podia. Já tive q recomeçar por um amor perdido por escolher um caminho diferente na adolescência, paguei o preço e sinto até hoje, mas faria tudo de novo.
Clicie Girassol Grego disse…
Eu amo essa música. Nao gostava... agora me identifico. Entendo como um coração q não tá sendo verdadeiro consigo mesmo. Pode ser por egoísmo, mas prefiro acreditar q por vontade de se proteger de mais sofrimentos... eu me vejo nela ultimamente... eu virei esse personagem. Q eu não admiro, mas precisei criar uma casca. Entendo q esse coração diz p si mesmo o que gostaria de ser...
Marleny Brito disse…
Gosto da letra dela, e não ta sugerindo pra ninguém fazer o que ela diz, foi tema de novela, talvez deveria ter a ver com a personagem. Eu entendo ser a ideia de uma pessoa auto confiante de si própria, imatura ou muito segura, que importa é música , e se tratando do Roupa Nova, que vai contestar o que eles cantam... são compositores , é gente que entende, Aldir Blanc tbm grande compositor. Eu gosto dessa música e nunca me influí negativamente por ela.
Anônimo disse…
Música perfeita. Me identifico totalmente. Talvez um dia a vida me mostre que sou fraco mas, até então, procuro atropelar os erros, as decepções, as negações inesperadas o mais rápido possível, sem olhar pra trás. Ass. Eu ariano, com orgulho.
Unknown disse…
Ouvindo e lendo hehe adoroooooo....
Ana Maria disse…
Há anos acompanho o primeiro post (e sempre escrevi algo).Adoro a música, mas acho que é o "choro" de um
sofredor,que luta para ser o que pensa ser: um vencedor que é dono de si...
Anônimo disse…
Que interpretação rasa e egoísta. Deve ter se convencido que foi sorte. Kkkkk
A música demonstra uma pessoa que lutou mu tendo passado por muitas der muitas dores e decepções ao ponto que ela mesmo acredita que não importa e segue a vida pois não há o que fazer e não há tempo para lamentar pois não irá adiantar. Narcisista? Quantos em momentos de dor precisam se convencer que podem lutar, recomeçar e ter o poder de suas próprias vidas em suas mãos? A música era tema de uma personagem assim. Olhem a personagem. Deve ser narcisista pra quem de fato acredita que foi sorte e não luta.
Anônimo disse…
Olha mais que imaturo são pessoas acharem que seus sentimentos são paramentos para todos. Acho que a pessoa perfeita não existe, e a música relata exatamente isso. Até me atrevo a dizer que é um aquariano se expressando. Em resumo acho que trata-se de resiliência, reencontro com si mesmo, não se perder no processo da vida , por isso o espelho diz que não mudou. É saber que a vida é dura mas somos donos do nosso distinto e que no final a colheita vai ser certa, vc pode desistir e deixar o barco fluir ou pode ser uma amante do sucesso,pq o sucesso depende de nossos esforços.
Victor Hugo disse…
Eu acho que as duas interpretações que falam nos comentários cabem na música. A primeira de uma pessoa imatura e a outra de uma mais vivida e que agora possui mais resiliência. São interpretações diferentes e não acho nenhuma melhor que a outra. Apesar de concordar com a interpretação da autora de ser alguém imatura, pois já pensei dessa forma, acredito que a música na verdade é muito mais de alguém que já sofreu por tudo isso. No inicio quando diz "Quando a paixão não da certo [...]" "Já não vai adiantar, e recomeço do zero, sem reclamar", dá pra sentir que é algo que já foi vivido, que já aconteceu antes e agora ele sabe como lidar.

Postagens mais visitadas deste blog

Dia Internacional da Mulher: uma paródia

Sobre escrever errado